domingo, 16 de setembro de 2012

O Homem que Não Dorme

Ele é porteiro num trabalho, segurança em outros dois, marido de aluguel, dá aula de matemática particular, mas... Em uma semana, dorme sete horas. Diz que sono é coisa de mulher, que precisa do "de beleza". Cuida da filha, vai ao Sesc, deve namorar, mas não precisa dessas pescadas prolongadas dos pobres mortais. Foi objeto de estudo de dois programas públicos de tratamento de sono. Tem metabolismo oito vezes mais acelerado do que o normal.
Deve ter curiosidade como é acordar lembrando do sonho. Roncar. Se irritar com passarinho quatro horas da manhã na janela. Barulho de funk quando quer descansar. TV que não deixa pregar os olhos, já que para o homem que não precisa dormir, nada disso incomoda.
É quase o homem que vive na região do sol da meia noite, país sem luz por um período do tempo. Mas passa por isso no Brasil mesmo. E com os mais chegados ainda deve tirar sarro: "dormir é para os fracos".
Os dias devem ser compridos para o o homem que não dorme. A família, os amigos, colegas e parentes precisando ressonar como a maioria da humanidade, de 24 em 24 horas, em média por oito horas. A TV, ainda que por assinatura, deve entendiar depois de um tempo, que mesmo pagando o repeteco é garantido.
Perde-se a noção dos dias e horas sem precisar dormir. Relógio torna-se um acessório fundamental. Precisa tomar cuidado para não acordar os outros com torpedos ou ligações. Esquece da vida emendando uma coisa na outra. Não lembra que mulher, filho, tem hora e fecham para balanço como quase todos.
O homem que não dorme estranha a colega que lamenta não precisar consertar seu sono, pois é uma nova mulher desde que começou a descansar de verdade, dividir sonhos com amigos e parar de bater o carro. Ele não. Abstraiu. Afinal, como diria o Tancredo, para descansar teremos a eternidade. Ou a lá Fassbinder "quando morrer descanso".
Ele também tem que se monitorar para não começar a pendurar quadro ou fazer barulho de madrugada. E pensar que luz de dia deve irritar quem precisa dormir à noite. Não é o caso do homem que não dorme, que nem uma hora por dia tem precisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário