terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Carta aberta ao ano novo

Boa noite ano novo. (talvez como acabamos de nos conhecer, devesse te chamar de senhor, mas não consigo ser como meu ex chefe que redigia e-mails super corporativos "caríssimo... poderia roubar um minuto do seu tempo?". Não por acaso sou mais redação que assessoria, mais teatro que jornalismo, mas isso não vem ao caso. Não agora).
A gente nunca sabe muito bem como se dirigir a quem acabou de conhecer. Ainda mais quando se tem tantas expectativas! Sei que não poderá fazer milagres, não é Aladin, fada de conto do Hans Andersen, Papai Noel ou coelhinho da Páscoa. Mas temos lá alguns ajustezinhos em vista... 2013 te esperei de roupa nova (mas desencanei da superstição da calcinha colorida cuja cor sinaliza o que desejamos). Tentei o melhor possível com o cabelo, mas o banho foi muito cedo e quase que o calor põe tudo a perder. Repeti o banho só para dedicar o ritual pós água à sua chegada: desodorante, hidratante, perfume, dois anti idade no rosto (é agora também uso isso. Demorou, mas me rendi à campanha familiar: "tente parar o tempo, não nos deixe constrangida fazendo isso sozinha sem muito sucesso") e para não perder o costume, um anti espinha. Mais tarde na minha mãe minha hermana me deu "um tapa" e dá-lhe sombra e batom. Isso sem ser lá muito vaidosa. Ah, também pintei as unhas de cores nunca antes experimentadas. Achei que valia esse trabalho artesanal. Afinal, não é todo dia que se sente no meio da expectativa de vida do brasileiro. Mas deixemos esse mal estar para depois...
Aos 45 do segundo tempo criei um prato salgado - que classifiquei como "furdunço do Reveillon" sabor suave e um doce - que julguei marcante, eufemismos para disfarçar que mesmo após um semestre de tentativas, ainda estou longe de fazer com que amigos e familiares se empolguem com a ideia de se tornar naturebas. Mas como diz minha madrinha, o que vale é a intenção. E minha mãe repetiu a soja com ervilha, batata, cenoura, tomate, berinjela, cuscuz, quinua, girassol e tudo que é tempero. Já minha "irmã postiça" comeu duas vezes o manjar de mandju. Talvez seja muito dura comigo mesma ou elas sejam muito simpáticas para me dar uma força. Isso não importa agora, que jantei um favor que só minha diarista meio amiga e mãe faz: comida semi vegano depois de dar o maior trato em casa, fazer chá, trazer toalhinha de lembrancinha, açúcar e sal. Não, ela não existe. O que quero destacar é que te esperei de roupa, maquiagem, comida novas. Tudo na expectativa de que você, 2013, também seja genuinamente novo, retinto como parede recém pintada, que ainda cheira e está fresca, sabe?
Devo confessar que depois que fui com minha hermana para Paulista cometi uma heresia: você já cheirava a novidade irresistível e eu me rendi à uma gordura antiga: as batatas dos carrinhos dos pipoqueiros classificadas por um colega da última faculdade como "urrú, arrasou na gordura trans"! Mas socializamos as calorias, tentando diminuir o quanto elas insistirão em "fazer camping na nossa cintura". Só que a balada pós virada era nova: há anos ouço falar do Reveillon na mais paulistana das avenidas, nunca me animo muito que depois de tantos músicos na minha vida fiquei uma xiita musical, mas este ano a qualidade deu uma melhorada (e quase que fui divulgar esse evento, o que prova que estou "cantando para subir" tudo que é trauma). Chegamos ao final dos Titãs. Bem, as músicas derradeiras valeram. Na sequência tivemos uma overdose de eletrônica. O ano é novo, mas meu medo dessa música é antigo, porém lembrava de umas colegas garota enxaqueca e me esforçava para rir da situação. Descobri que o Reveillon na Paulista é "impaquerável": muitos fugiram do berçário, mas se não experimentamos uma vez, como saber? Me perguntei onde estaria outra colega de profissão que também estava "facebookando" sua estada por lá e me rendi ao vício das redes sociais em plena madruga. É, você é novo, mas "internetar" fora de hora se mantém como uma fuga antiga. Fomos para a casa da hermanita que facilita a vida de quem teria que pegar um cipó e uma balsa para chegar em casa. Essa relação não é nova, mas não faço questão que mexa nela, que não se intromete em time que está ganhando e ela tem razão: quantos têm uma amizade assim, de aço e de pétalas? Auxilie na manutenção desta raridade e já teremos começado nosso relacionamento bem.
Como era de se esperar desmaiei no sofá cama dela e milagrosamente acordei antes. Ensaiei um café da manhã, fazendo de tudo para ser mais saudável, mas me rendi ao iogurte de graviola (ainda não sei o quanto ele contribuirá para minha famigerada cólica de leite e derivados). Hoje, dia de sua estreia foi deliberadamente o dia declarado de ode à preguiça. Passamos do sofá cama ao colchão, trocamos o CD, demos um trato na cozinha, mas estávamos pagando (com calote, é claro) para não fazer nada! Improvisei uma bruscheta cedo, que não teria uma padoca aberta e curtimos o pão duro torrado cheio de firulas, demos mais sustança à refeição primeira dos próximos 365 dias que estão por vir, simulando um chiquérrimo brunch por conta do adiantado da hora. Não demorou muito e a família de lombrigas que vive em mim já clamava por reposição de combustível e nós nos deleitamos com o primeiro almoço produzido nesta pasmaceira que deve ser o feriado universal de pontapé inicial para o que está por vir: muitos meses, semanas e dias pela frente. Fizemos muitas siestas para começar repondo as energias sugadas por 2012 (seu irmão? Primo? Vizinho?). Batalhando ferozmente contra os tentáculos de polvo do colchão e sofá cama dela, consegui tomar o primeiro banho e me "emperequetar" para este começo ligeiramente "bicho preguiça". Voltando ensaiei meu texto, que este ano há de ganhar forma e conversei mais demoradamente com o  vizinho, fiquei bem assanhada sabendo que ele joga tarô dos orixás (ah, como a ala feminina gosta disso)...
Aninho ainda cheirando a caderno novo, sei que deturpei a linha editorial desta missiva, mas preciso que sejam renovadas minha maneira de amar e de trabalhar. Nenhuma está vingando como desejado no mercado capitalista selvagem, que se apropria das relações e paixões trabalhísticas. Ia criar meu ritual wicca de esquecimento e superação de traumas corporativos, mas pelo que detalhei pois espero chegar, muito dessas dores fora de lugar já foi evaporado depois de bancar a Glória Perez (que sou tragicômica, mais do que minha segunda profissão precisa). 2013 estou feliz por ter lembrando do que seu camarada me proporcionou de raro e irresistível quase ao fechar das cortinas e me orgulhei de não ter escrito um drama mexicano, nem criado um novo mar em plena Aclimação. Estou orgulhosa de agilizar cada vez mais minha capacidade de empolgação, redação desenfreada, dúvidas de tirar o sono, dramas de fazer inveja a qualquer novelista e piadas de encerramento. No meu balanço do último semestre levei um mês, menos de uma semana e um dia para rir das minhas últimas desgraças. Mantenhamos esse potencial super sônico de libertação pela risada recomendado pelo meu mestre sim?
Me parece que estou no meio da expectativa de vida do brasileiro. Isso não é nenhuma chantagem como faria a mãe judia, que mete a cabeça no forno, nem drama para ganhar atenção seja lá de quem for. Na verdade é até animador que tenha o dobro da minha idade pela frente para fazer e acontecer. Mas Ano Novo ajude-me a cometer erros novos? Cortar essa papagaiada de repetir padrão? Suspender essa insanidade de me doar até precisar de socorro por déficit de energia, saúde, vergonha na cara e tudo o mais? 2013 preciso que coloque parceiros, empregos e sonhos de consumo mais funcionais pelo meu caminho. Com os quais possa realizar mais que sonhar. Que seja mais cuidada do que cuide. Que adie para daqui três anos a extrapolação de um instinto sub aproveitado mas que ainda se assusta quando a idealização é posta à prova. Minha hermana acha que não é a comunicação que está dando pau, mas a arte que está me chamando. Fico um pouco "cabreira" de atender ao chamado, pois da última vez que tinha a impressão de estar fazendo isso, torrei uma poupança da qual sinto falta hoje para o projeto mochilão. Mas isso é pauta para o ano que vem. De repente me veio que posso não ser o que o que esperam de mim, estabilidade, tranquilidade, sustar o troca troca profissa. Topo viver da meia dúzia de talentos que já dei ao mundo e ele demandou mais. Só peço saúde em dia, pois fazendo tudo ao mesmo tempo aqui e agora não haverá espaço para o corpo dar  pau. 2013 preciso ainda que Deus me carregue no colo quando abusar do anjo da guarda. E que quando a angústia velha de guerra dar o ar da graça, vivencie o que diz meu massoterapeuta transformador: "no coração está tudo certo". Ano Novo me mostre como simplificar mais. Que suas horas, minutos e segundos sejam significativos. Que o amor venha - de paixão acho que já deu minha cota. Que me meta ou não na pós - se contribuir para fazer o que gosto e pagar minhas contas, nesta ordem que os fatores fora de lugar alteram o resultado. 2013 preciso cortar o cordão umbilical tardiamente em suaves prestações: primeiro me leve para onde já sonho desde que voltei para uma casa nova e inacreditavelmente familiar e depois, espace ainda mais as distâncias. Permaneço com problemas de foco. As solicitações chegando enviesadas até você, opte pelo que for melhor para mim, pois como tenho lua em Libra, sou quase que incapaz de fazer escolhas. Que todo o estofo necessário se prepare para a decolagem de 2014 (mas já?). E em dois anos, que aplique o instinto meio encroado noutro sonho mais distante - mas daí é preciso que o amor tenha chegado para ficar. Preciso de espaços de respiro. Sejam em casas de amigos, com a família, no meio do mato ou mar. Ano Novo que a pré disposição para amplificar meu tratamento seja seguida à risca, para que no fim destes 365 dias que começam eu tenha a graça da alta e possa por o pé na estrada. Estamos conversados? Desculpe por ser prolixa. Mas como diz meu bruxo de mãos de fada: não tem culpa! E vem bem menos virado de ponta cabeça que 2012 tá? Esgotei muito lenço do estoque. 2013 preciso que me faça gargalhar, para compensar os dramas anteriores. Sei, quem ri demais é desespero. Ajuste o exagero sagitariano. E vai me mostrando qual é a paisagem que me promete daqui em diante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário